Implantes dentários

Depois de perder um dente devido a uma cárie, por exemplo, é possível beneficiar de um tratamento para o substituir: os implantes dentários. Graças a técnicas de ponta, a implantologia pode restaurar o seu sorriso.

Confortável e seguro, um implante é colocado em várias fases no âmbito de um programa de acompanhamento estabelecido com o seu cirurgião dentista. Altamente resistente e biologicamente compatível, o material utilizado é fornecido por um laboratório de alta tecnologia.

Os implantes tornaram-se uma linguagem comum nas restaurações protéticas dentárias. São a solução de eleição devido à sua longevidade e ao conforto que proporcionam. Graças a eles, é possível substituir um ou mais dentes em falta (dentes perdidos ou extraídos) como se fossem dentes novos.

O que é um implante?

São frequentemente confundidas com coroas dentárias. Para compreender o que é um implante, é necessário compreender primeiro a anatomia de um dente: um dente tem um sistema radicular (a raiz ou raízes no osso) e um sistema coronal (a coroa natural, a parte que se vê na boca).

Quando um dente está simplesmente danificado, podemos substituir a parte superior (a coroa) por um elemento protético: por exemplo, uma coroa artificial feita de metal ou cerâmica que assentará sobre a raiz ou raízes naturais do seu dente. As coroas são, portanto, fixadas a uma parte dos dentes remanescentes. Mas não é esse o caso dos implantes!

Se o dente estiver muito danificado e tiver de ser avulsionado (extraído): não restará nada da raiz nem da coroa. Infelizmente, é impossível fixar uma coroa artificial apenas no osso ou na gengiva… e é precisamente aí que entra o implante.

Um implante é uma peça cilíndrica de titânio que é inserida no osso maxilar para substituir a raiz de um dente perdido ou em falta que tenha de ser extraído.

Implantes dentários no consultório do Dr. Christian Maire em Lisboa

Como é que está configurado?

Através de uma anestesia, a gengiva é afastada para que o implante possa ser colocado no osso. Uma vez colocado o implante, é colocado um parafuso de cicatrização sobre o mesmo para proteger o processo de cicatrização. O parafuso será então completamente coberto pela gengiva (cicatrização enterrada) ou o parafuso permanecerá visível. Dependendo da prática, as suturas utilizadas para substituir a gengiva podem ser absorvíveis ou podem ser removidas alguns dias após a operação.

Exceto no caso da “carga imediata” (descrita abaixo), um implante não é inserido ao mesmo tempo que a prótese. Primeiro é colocado sozinho e esperamos que o osso cicatrize durante cerca de 3 meses: esta é a fase de osteointegração do implante. É importante que o osso à volta do implante tenha cicatrizado de forma sólida para que o tratamento possa durar ao longo do tempo.

Os pré-requisitos para os implantes dentários

Na maioria das vezes, um implante é colocado num osso saudável e cicatrizado. Aguarde vários meses após a extração de um dente antes de poder colocar o seu implante (exceto no caso dos implantes imediatos, descritos abaixo).

Existem poucas contra-indicações médicas para os implantes, que o seu médico informará com base no seu questionário de saúde.

No entanto, existem limitações anatómicas. Por exemplo, a barreira mais comum é a falta de volume ósseo: o suporte deve ser capaz de acomodar e suportar corretamente os implantes. Se o osso não tiver a configuração inicial correcta, podem ser-lhe propostas modificações dos tecidos (enxerto ósseo, elevação do seio maxilar, etc.).

Estas lacunas podem ser antecipadas, por exemplo, quando um dente é extraído e o osso é preenchido ao mesmo tempo que a avulsão.

É possível substituir tudo com implantes dentários?

Coroas implanto-suportadas, pontes implanto-suportadas, próteses removíveis implanto-suportadas, próteses totais aparafusadas implanto-suportadas… As possibilidades são inúmeras com as técnicas de implantes! Fale com o seu médico, há soluções para muitas situações, e certamente para a sua.

Implantação imediata: dentes fixados num dia

E se fosse possível voltar a sorrir num só dia? Dentes fixos num dia, com menos trauma, menos desconforto pós-operatório e menos idas ao dentista.

Com esta técnica, evitamos os inconvenientes das próteses amovíveis, colocando dentes fixos sobre implantes que são colocados em poucas horas. Uma solução prática e rápida que pode ser uma solução a longo prazo.

O processo é relativamente simples: alguns dias antes ou no próprio dia, fazemos um scanner e impressões digitais para que juntos possamos planear o seu novo sorriso, desenhando os seus dentes de uma forma estética e natural. O objetivo é obter o melhor resultado possível que corresponda às suas expectativas. O custo deste tipo de operação é inferior ao das técnicas que envolvem enxertos ósseos, que são mais caras e demoram mais tempo.

All-on-4

Já imaginou um procedimento em que, com apenas 4 implantes dentários, pode ter uma reabilitação fixa com dentes colocados em apenas algumas horas? Este é um conceito que normalmente propomos aos nossos pacientes que têm pouco osso e que pretendem colocar os seus dentes no mesmo dia que os implantes. Tratamento rápido para melhorar a sua qualidade de vida:

  • Sem necessidade de enxertos ósseos
  • Tempos de processamento mais curtos
  • Redução de custos
  • Estabilidade mesmo com baixo volume ósseo

O tratamento com All-on-4® é um conceito cientificamente comprovado, com um acompanhamento de 20 anos e taxas de sucesso entre 96% e 98% aos 10 anos na mandíbula e 5 anos na maxila, com estabilização do nível ósseo e do tecido gengival. Um conceito que irá melhorar a sua qualidade de vida!

All-on-6

Este procedimento é muito semelhante ao All-on-4 ® , mas o paciente tem um maior volume de osso disponível, o que significa que podem ser colocados 2 implantes adicionais, proporcionando um reforço e uma melhor distribuição das forças mastigatórias.

Como posso cuidar dos meus implantes dentários?

Tal como os dentes, a higiene deve ser escrupulosa: recomenda-se a limpeza duas ou três vezes por dia com uma escova de dentes e escovas interdentais. Existem também jactos dentários com pontas especiais para implantes. Além disso, deve fazer controlos regulares com o seu cirurgião dentista.

É de salientar que o tabagismo, o desequilíbrio diabético e outros factores podem contribuir para a rejeição ou perda do(s) implante(s).

Também vale a pena ver: Coroas no consultório dentário da Dra. Maire em Lisboa

Contacte-nos

Se tiver alguma dúvida ou sugestão,
não hesite em contactar-nos.
Para marcar uma reunião, contacte o nosso secretariado através do número

    Fechar