Facetas dentárias
Muitas vezes designadas por facetas, as facetas dentárias são atualmente conhecidas como o “sorriso das estrelas”. Devido à imagem de dentes perfeitos a que estão associadas, as facetas parecem, à primeira vista, fazer parte apenas da medicina estética… no entanto, também podem ser utilizadas como dispositivos protéticos para restaurar a função de certos dentes danificados.
Já alguma vez pensou que pode alterar o tamanho, a forma e a posição dos seus dentes aparando-os pouco ou nada? As facetas dentárias são um tratamento dentário cosmético que pode melhorar o seu sorriso para um sorriso mais branco ou mais perfeito. Mude o seu sorriso com facetas dentárias em apenas 3 consultas!
O que são facetas dentárias?
Trata-se de pequenas conchas de cerâmica feitas à medida, que são coladas aos dentes. São indicados para modificar ou restaurar a forma e a cor de um ou mais dentes (consoante as necessidades e exigências do paciente). Na maioria das vezes, estas conchas protéticas são fixadas nas superfícies frontais dos dentes (conhecidas como “superfície vestibular”), mas por vezes, por razões de tratamento, são coladas nas superfícies posteriores. Em todo o caso, não cobrem todo o dente, ao contrário das coroas. Graças a este design muito fino, a preparação dentária necessária para os colocar é muito limitada (mas, no entanto, muito meticulosa!). É neste sentido que as facetas são tratamentos “definitivos”: mesmo que a preparação seja mínima, é necessário fresar ligeiramente os dentes que vão suportar a faceta: é, portanto, impossível voltar atrás depois de o trabalho ter sido efectuado. As facetas são coladas com precisão utilizando protocolos de colagem muito rigorosos para garantir a sua durabilidade ao longo do tempo.
É de notar que, graças a estas técnicas protéticas modernas, as facetas viram as suas indicações alargarem-se a outras restaurações: as veneerlays, por exemplo, são restaurações que combinam facetas e onlays.
Como é que funciona?
Tudo começa com o planeamento digital do sorriso, onde simularemos o seu novo sorriso antes de iniciarmos o tratamento, para que possa testá-lo antes mesmo de tocar nos dentes. Pode ver como será o seu novo sorriso e ver as diferenças.
Durante uma segunda consulta, preparamos os seus dentes. Com as novas técnicas de restaurações cerâmicas coladas, muitos casos estão a ser realizados sem qualquer preparação dentária (facetas não preparadas) ou com preparações de 0,2 a 0,5 mm.
A ligação entre o dente e a faceta é perfeitamente controlada na medicina dentária moderna, permitindo que as facetas e os dentes se tornem um só. Este facto explica a resistência das facetas dentárias, apesar da sua espessura reduzida.
Os dentes com facetas dentárias corretamente coladas comportam-se como dentes naturais em termos de resistência, pelo que a sua manutenção deve ser feita como a dos dentes naturais, sem que o paciente tenha de alterar o seu estilo de vida.
No entanto, existem algumas contra-indicações para as facetas. Por exemplo, continuam a não ser recomendados para pessoas com parafunções: bruxismo (ranger de dentes), onicofagia (roer as unhas), etc.
Também vale a pena ver: Endodontia no consultório dentário do Dr. Maire em Lisboa